O Sítio Natura – Frans Krajcberg

• O Artista

Escultor de fama internacional, Frans Krajcberg é um ilustre morador de Nova Viçosa. A sua presença é motivo de grande orgulho para a população e de curiosidade para visitantes de todo o mundo. Avesso a vida urbana, e encantado com as belezas naturais da região desde a sua primeira visita, o artista resolveu nela fixar residência.Hoje, vive no Sítio Natura, a poucos quilômetros da sede do município, onde recebe quem quiser visitá-lo. A “Casa na Árvore”, construída no topo de uma frondosa espécie nativa, à 12 metros do solo, transformou-se em grande atração para moradores e turistas, além da sua própria figura e da vasta obra composta de gravuras e relevos.O Artista realiza diversas das suas esculturas em árvores resultantes de queimadas, manifesta inquietação diante da devastação da natureza pelo homem, que “continua sem saber como aproveitar a floresta sem destruí-la.” O seu desconforto ante essa realidade acaba resultando em fonte inspiradora para o trabalho, que traduz de forma tocante os seus sentimentos e o seu protesto. Toda a sua obra se constitui num grito pungente da natureza viva, ameaçada de morte.”O Brasil, diz ele, cuja maior riqueza é a natureza, está próximo de se tornar um país de caatingas e cerrados, com exceção de alguns parques e monumentos ecológicos. Estamos próximos do completo esgotamento dos nossos recursos naturais.” Este é o recado contido no seu livro Natura, um estudo fotográfico onde retrata as queimadas e a devastação, publicado simultaneamente com outro livro chamado Revolta, um registro da sua obra e biografia.

Fonte: I Guia Turístico e Cultural de Nova Viçosa

• Sonho realizado

Depois de 35 anos radicado no município de Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia, o artista plástico Frans Krajcberg terá finalmente realizado seu maior sonho: o Sítio Natura, uma área de 34 hectares de Mata Atlântica, que ele adquiriu ao chegar na Bahia e que até hoje preserva com absoluto cuidado, será transformado numa Reserva Particular de Proteção da Natureza (RPPN). O Anúncio foi feito dia 12/04/07, pelo governador Jaques Wagner, durante as comemorações pelos 86 anos do artista, que reuniu em Nova Viçosa amigos de Krajcberg vindos de vários lugares do Brasil e do Mundo.

Além da criação da reserva, o governador garantiu a conclusão do Museu Ecológico, iniciado por Krajcberg no próprio Sítio Natureza, e informou ao artista ter proposto à liderança do governo na Assembléia Legislativa a apresentação de Projeto de Lei concedendo-lhe o título de Cidadão Baiano. A proposta da concessão da honraria deve ser feita ainda hoje no Legislativo estadual.

Quanto ao Museu Ecológico Frans Krajcberg, com dois prédios já construídos, faltam ainda cinco outros prédios para sua conclusão, entre eles um auditório, uma biblioteca e área administrativa.

“Agora, depois de todo esse tempo na Bahia, me sinto baiano de fato”, agradeceu Krajcberg, acrescentando ter encontrado em Nova Viçosa o lugar ideal para mostrar ao Brasil e ao mundo que se pode viver em harmonia com a natureza, respeitando-a e preservando-a.

Fonte: Bahia em Foco

 

O Sítio Natura fica a apenas 2 km do Residencial Siriba.

 

 

 

 

 

 

 

 

SUBIR

Central de Vendas: (61) 8440-6034 / (61) 9212-5559

Atendimento via chat